Muito prazer!

Para os que ainda não me conhecem, muito prazer, meu nome é Letícia. Uma mulher que cansou de ser torturada pelas próprias idéias. Esse blog nasceu da minha esperança de que, a partir do momento em que eu passasse a compartilhar meus pensamentos, os mesmos deixariam de me acordar no meio da noite.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Todos os sonhos do mundo

"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
Á parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

Fico imaginando Fernando Pessoa, na janela do seu quarto, olhando a rua e a tabacaria em frente, sabendo ser nada, apesar de sonhar ser tudo. Fico pensando que a desgraça de Pessoa não era ser nada. Muitos são nada acreditando ser alguma coisa. A desgraça de Pessoa começa com o fato dele saber que não é nada. Mas essa não é a desgraça completa. Se ele soubesse não ser nada, e não sonhasse ser mais que isso, escaparia de horas de angústia olhando pela janela do quarto. O que determinava a desgraça de Pessoa era o fato dele ter em si todos os sonhos do mundo.
O mundo é dos que  nasceram para conquistá-lo, o poeta nos avisa, e não dos que sonham que podem fazê-lo.
Sonhadores como Pessoa teriam feito falta ao mundo se nunca tivessem nascido?
Evidentemente ser Fernando Pessoa é muito mais do que ser nada, mas só para quem conhece Fernando Pessoa. Quantos dos seis bilhões de homo sapiens que habitam o planeta Terra atualmente conhecem Fernando Pessoa? E os que não conhecem, será que sentem falta? Se nascer, viver, ter um ou outro momento de alegria, e morrer sem nunca ter lido um mísero verso de Pessoa é possível para maioria, talvez seja perfeitamente possível para todos.
É desesperador para nós, pobres mortais, desconfiar que Fernando Pessoa estava certo quando afirmou não ser nada.
Mas esse tipo de angústia existencial já está fora de moda. Gênios sensíveis e deprimidos, mergulhando em seus abismos particulares enquanto olham pela janela do quarto, já não comovem mais ninguém, e ainda dão no saco. É possível, é perfeitamente possível, que até o próprio Pessoa acabe morrendo, mais cedo ou mais tarde.
Eu já tive o sonho de ser poeta, ter as palavras para dizer o indizível, e escrever poemas que entrariam para a história da literatura.
Já tive o sonho de ser cineasta, e fazer filmes que marcariam época e falariam por toda a minha gerção.
Já tive o sonho de ser jornalista, arriscar a vida fazendo matérias investigativas perigosas, derrubar presidentes, enfrentar os poderosos, combater as injustiças.
Já tive o sonho de ser hippie, de mochila nas costas, viajando pelo mundo inteiro de carona, conhecendo os tipos humanos mais esquisitos e interessantes.
Já tive o sonho de ser, ao mesmo tempo, revolucionária e pacifista, e sair por aí parando guerras ao deitar na frente dos tanques, até transformar o mundo naquele mundo que o John Lennon descreve em "Imagine".
Eu já tive o sonho de ser John Lennon. E Woody Allen, e Chico Buarque, e Billie Holiday. E Fernando Pessoa.
E, talvez, Fernando Pessoa eu já tenha conseguido ser, claro que não na hora de escrever, mas na janela do meu quarto, sonhando. E aí está uma vantagem de já ter lido meia dúzia de poemas de Fernando Pessoa: quando você fica sonhando na sua janela, você não sonha sozinho.

2 comentários:

  1. E eu já sonhei ser Letícia Rodrigues! rsrsrs

    Lindo texto =)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é um dos mais lindos que já li. E ele me lembrou uma das mais brilhantes definições de um sonhador que já escutei: “Nós não precisamos ir à praia para estar na praia.” (não por coincidência uma frase sua)
    Ser um sonhador é uma das maiores bençãos que alguém pode receber.
    Vida longa aos sonhadores, pois quem sonha nunca está sozinho. Não só porque está irmanado a todos os outros sonhadores, mas, principalmente, porque os sonhos o(a) preenchem completamente, e, através deles pode ser e viver - efetivamente viver - tudo aquilo que sonha.
    Quem sonha não precisa conquistar o mundo, pois mostra – e muitas vezes até constrói - o mundo que outros desejarão conquistar.
    Quem sonha fabrica e fornece o combustível da vida para aqueles que precisam ir à “praia”.
    Quem sonha leva em suas asas aqueles que só têm pés.

    Eu também sonho ser Letícia Rodrigues quando crescer.

    um beijo apaixonado.

    ResponderExcluir